NÃO TEMOS MAIS RECURSO, E AÍ?

Não foi por acaso que escolhi esse nome para o blog: “Sobrecarga da Moda”. Infelizmente, ele está atrelado intimamente com o “Dia da Sobrecarga da Terra” que acontece hoje, 29 de julho de 2021.

Imagem: Palagixfirenze

Mas, Monique, o que é essa tal sobrecarga? Bom, basicamente acabamos com todos os recursos que tínhamos durante o ano em menos de oito meses. É a mesma coisa que você fazer a compra do mês pra sua casa, e acabar com tudo no meio do mês. Para suprir a demanda terá que trabalhar o dobro, certo? No caso do ser humano sim, mas da natureza não. Já viu alguma árvore por acaso ser plantada num dia, e no outro de muda já ser adulta do nada e ainda dar frutos? Aposto que não.


É isso que ano após ano a gente vem fazendo com o planeta, retiramos de forma desenfreada e nada sustentável todos os recursos naturais para o nosso consumo. E esse consumo está em tudo, desde o que você come, no que escolhe se vestir, como mobiliar sua casa, como ir para o trabalho, se troca de celular a cada seis meses ou se usa até um simples canudo para tomar suco.


"O conceito Sobrecarga da Terra (Overshoot Day, em inglês) foi originalmente desenvolvido pelo instituto independente britânico de pesquisas New Economics Foundation, uma organização parceira da Global Footprint Network. De acordo com os cálculos da Global Footprint Network, nossa demanda por recursos ecológicos renováveis e os serviços que eles fornecem é atualmente equivalente a mais do que 1,5 Terras. Os dados nos mostram que estamos no caminho de atingir uma demanda de recursos equivalentes a dois planetas bem antes da metade do século.

Desde 2001, o dia de Sobrecarga da Terra vem sendo antecipado, em média, três dias a cada ano."


E, mais que falar sobre essa data que ano após ano vem sendo encurtada, é extremamente importante focar nas soluções! Veja algumas dicas que você pode fazer no seu dia a dia para revertermos essa situação:


EVITE QUALQUER DESPERDÍCIO! 


Parece óbvio, mas, só que não! Tem muita gente que ainda não entendeu esse conceito da frase não desperdiçar. Então, evite o desperdício de:


  • Água: na hora de escovar os dentes, tomar banho, lavar roupa, o carro ou a calçada! Lave essa última só se necessário e não pra pensar na vida, combinado?!

  • Alimentos: compre somente o que for necessário e o que for da estação! Aproveite as sobras dos legumes, verduras e frutas e faça novas receitas.



É muito mais fácil e tentador comprar por impulso que parar pra pensar se você realmente precisa de determinado produto. Atente-se aqui que essa afirmação não é um julgamento, mesmo que possa parecer. Estamos instigados a isso o tempo todo a todo momento. Cabe à você pausas de reflexão para um consumo mais consciente e sustentável.


Então, REDUZA, por exemplo:


  • A compra de shampoos e condicionadores líquidos que vão durar um mês, pelos em barra que podem durar até três meses;

  • O consumo de sacolas plásticas ou até exclua da sua lista na hora de comprar algo e leve sacolas retornáveis como ecobags e saquinhos de pano.

  • As compras de roupas novas que não seja de fabricantes e lojistas que você sabe a procedência, dê preferência para os brechós.


REUTILIZE:


A melhor aquisição é aquela que você vai usar mais de uma vez ou para sempre sem precisar fazer o seu descarte. Pense nisso, reutilize


  • todas as suas roupas!

  • as embalagens usadas que podem servir de porta condimentos;

  • a água da máquina de roupas para lavar o quintal


RECICLE:


Reciclar deveria ser um hábito igual a escovar os dentes. Comprou qualquer coisa, lave a embalagem quando necessário e coloque-a num recipiente de itens recicláveis que são reciclados na sua cidade, e planeje o dia da semana para fazer o descarte correto.


Evite jogar “fora” o que você acha que não lhe tem valor. Use a criatividade para saber se tal objeto pode virar algo novo. Se não tens o dom do artesanato, doe para algum artista.



Todas essas pequenas dicas acima parecem ser simples, mas se todos nós as fizéssemos afinco, talvez, nem existiria o dia da sobrecarga na Terra. Repensar nossas atitudes e cobrar também das empresas por alternativas mais sustentáveis e por uma política pública que realmente defenda o meio ambiente e garanta a sobrevivência da nossa espécie e do planeta, também são essenciais.


Para encerrar sem mais delongas, sempre digo que temos tempo aqui na Terra, é o ano de 2030 de acordo com a agenda da Organização das Nações Unidas, a ONU. A partir dessa data reverter essa situação que se agrava será quase que impossível e terá sido muito bom você ter lido meu texto e ter tentado junto comigo fazer melhorias pro mundo. Breve espero voltar aqui e escrever coisas boas sobre nossa transformação.



Quem escreve: @mmonique_silvaa


Monique Silva é uma das idealizadoras e coordenadoras da ONG São João del Rei Lixo Zero. É empreendedora no Amor de Brechó e Guarda-Roupa de Garagem.


Escreve aqui no Sobrecarga da Moda e no blog da ONG SJDR Lixo Zero, é atriz no Lendas São Joanenses e simpatizante do ativismo ambiental e da moda sustentável, e adora temas voltados à política.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seja bem-vinde! Quem sou eu?!